O Centro de Estudo, Diagnóstico e Investigação de Hipertermia Maligna (CEDHIMA) é referência em realizar o estudo multidisciplinar da hipertermia maligna (HM) no Brasil.
No momento estão em atividade os seguintes subgrupos:
1.Hotline serviço de informação telefônica 24 horas por dia, para orientação sobre o atendimento emergencial da crise de HM. Esse serviço realiza ainda o cadastramento dos pacientes e suas famílias, que são assim orientados para investigação.
2. Laboratório do teste de contratura muscular "in vitro" em resposta ao halotano e cafeína (Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da UNIFESP): determina a suscetibilidade do paciente e seus familiares, de forma que possam realizar anestesias seguras.
3. Laboratório de estudo anatomopatológico do músculo (Setor de Doenças Neuromusculares da UNIFESP): determina a presença de alterações morfológicas no músculo esquelético que permitem o diagnóstico de miopatias associadas à HM.
4. Laboratório de estudo da mobilização do cálcio intracelular "in vitro" (Disciplina de Biofísica da UNIFESP): estudo da dinâmica do cálcio intracelular em linfócitos e fibras musculares.
5. Laboratório de Estudo Genético (Instituto de Biociências da USP): estudo das mutações dos receptores rianodina e di-hidropiridina associadas à suscetibilidade à HM.