Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program Name

glyphicons social 30 facebook Inicial

Hipertermia Maligna e Coronavírus- COVID-19

Veja abaixo a tradução do texto original desenvolvido pelo Professor Philip Hopkins do Centro de Hipertermia Maligna (HM) de Leeds, Inglaterra, em 18 de março de 2020.

Fonte: https://www.ukmhr.ac.uk/elementor-820/

HM e COVID-19

O COVID-19 é uma nova doença e a suscetibilidade à HM é uma condição relativamente rara. Embora, portanto, não exista evidência direta de como as duas condições podem interagir, podemos basear o aconselhamento em nossa experiência em HM e no crescente número de publicações no COVID-19.

Podemos ter quase certeza de que as pessoas suscetíveis à HM não correm maior risco de contrair COVID-19.

A susceptibilidade à HM, pelo menos para a grande maioria das pessoas afetadas, provavelmente não aumenta a gravidade da infecção por COVID-19 ou afeta a sobrevivência das pessoas infectadas. Muito mais importante provavelmente é a presença de outras condições crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes, doenças pulmonares e pessoas com sistema imunológico deprimido.

Aconselhamos vivamente os pacientes suscetíveis à HM a usarem uma etiqueta ou pulseira de aviso para informar os médicos sobre o risco de HM em situações de emergência. Pelo menos no Reino Unido, anestesistas, médicos intensivistas e médicos de medicina de emergência foram recomendados para usar um relaxante muscular chamado suxametônio (succinilcolina) durante a inserção de um tubo de respiração, caso seja necessária ventilação artificial dos pulmões para tratar COVID-19. O suxametônio pode desencadear uma reação de HM ou causar colapso muscular potencialmente fatal (rabdomiólise) em indivíduos suscetíveis à HM. Uma variedade de etiquetas de advertência / produtos de pulseira está disponível na Amazon.com - pesquise “malignant hyperthermia bracelet”.

Algumas doenças virais podem causar rabdomiólise (quebra do tecido muscular) que, se grave, pode levar a danos nos rins. O COVID-19 está associado à mialgia (dores ou dores musculares), mas a rabdomiólise não parece ser uma característica proeminente da infecção. No entanto, sabemos que uma pequena proporção de pacientes suscetíveis à HM relatou um ou mais episódios de rabdomiólise que não estão relacionados à anestesia - geralmente relacionados a exercícios intensos. É possível que outros pacientes suscetíveis à HM também tenham maior probabilidade de desenvolver rabdomiólise durante a infecção por COVID-19 do que a população em geral. Se você é suscetível à HM com sintomas de COVID-19, deve procurar aconselhamento médico se desenvolver alguma das seguintes situações: dor muscular incapacitante, cãibras ou rigidez muscular que limitam a flexão ou o endireitamento dos membros, urina escura (cor de chá ou cola). No Reino Unido, você deve ligar para o serviço NHS 111, que deve providenciar para que você seja atendido no hospital.

Artigos Relacionados - Notícias

23 Mar 2020 11:52

Veja abaixo a tradução do texto original desenvolvido pelo Professor Philip Hopkins do Centro [ ... ]

Notícias
05 Mar 2016 10:40

Hipertermia Maligna e Coronavírus- COVID-19? Hipertermia Maligna e Coronavírus- [ ... ]

Notícias
23 Mar 2016 11:47

É uma síndrome (um conjunto distinto de sinais e de sintomas) que pode ocorrer em indivíduos [ ... ]

Notícias

CEDHIMA - Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva Cirúrgica

Rua Napoleão de Barros, 715 - 4º andar – Vila Clementino, CEP 04024-002 - São Paulo/SP, Brasil.

Telefone/FAX:+55 (11) 5576 4848 ramal 2779 ou 2780 (administrativo), ramal 17014 (marcação de consultas)  +55 (11) 5575-9873 (Hotline)

Email: cedhima@unifesp.br