Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program Name

glyphicons social 30 facebook Inicial

Análise de custo-eficácia do armazenamento de dantrolene em centros de cirurgia ambulatorial para o tratamento de Hipertermia Maligna.

Cost-effectiveness Analysis of Stocking Dantrolene in Ambulatory Surgery Centers for the Treatment of Malignant Hyperthermia

Aderibigbe et L, Anesthesiology, 2014

Resumo B

Introdução: Hipertermia maligna (HM) é uma síndrome hipermetabólica rara do músculo esquelético e uma complicação potencialmente fatal de anestesia geral. Dantrolene é atualmente o único tratamento específico para a MH. A Associação de Hipertermia Maligna dos Estados Unidos emitiu diretrizes recomendando que 36 frascos (20 mg por frasco) de dantrolene permaneçam em estoque em todos os centros cirúrgicos. No entanto, o custo de armazenamento do dantrolene em centros de cirurgia ambulatorial tem sido uma preocupação. O objetivo desta análise é avaliar a relação custo-eficácia do armazenamento de dantrolene nos centros de cirurgia ambulatorial como recomendado pela Associação de Hipertermia Maligna dos Estados Unidos.

Métodos: Um modelo de árvore de decisão foi utilizado para comparar o tratamento com dantrolene a uma estratégia só de cuidados de suporte. Pressupostos do modelo incluem a incidência de HM, letalidade de HM com tratamento com dantrolene e somente com cuidados de suporte. Análises de sensibilidade foram realizadas para avaliar a robustez da relação custo-eficácia estimadas.

Resultados: O número anual estimado de eventos de HM em centros de cirurgia ambulatorial nos Estados Unidos foi de 47. A efetividade incremental do dantrolene em comparação com cuidados de suporte foi mais de 33 vidas salvas por ano. A variação custo-efetividade incremental foi $196.320 dólares por vida salva em comparação com uma estratégia de cuidados de suporte. A análise de sensibilidade mostrou que os resultados foram consistentes para variação plausível de todas as variáveis e pressupostos testados.

Conclusão: Os resultados desta análise sugerem que o armazenamento de dantrolene para o tratamento de HM em centros de cirurgia ambulatorial, tal como recomendado pela Associação de Hipertemia Maligna dos Estados Unidos é custo-eficaz quando comparados com os valores estimados da estatística de vida utilizados por agências reguladoras dos EUA.

CEDHIMA - Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva Cirúrgica

Rua Napoleão de Barros, 715 - 4º andar – Vila Clementino, CEP 04024-002 - São Paulo/SP, Brasil.

Telefone/FAX:+55 (11) 5576 4848 ramal 2779 ou 2780 (administrativo), ramal 17014 (marcação de consultas)  +55 (11) 5575-9873 (Hotline)

Email: cedhima@unifesp.br