Cost-effectiveness Analysis of Stocking Dantrolene in Ambulatory Surgery Centers for the Treatment of Malignant Hyperthermia
Aderibigbe et L, Anesthesiology, 2014
Resumo
Introdução: Hipertermia maligna (HM) é uma síndrome hipermetabólica rara do músculo esquelético e uma complicação potencialmente fatal de anestesia geral. Dantrolene é atualmente o único tratamento específico para a MH. A Associação de Hipertermia Maligna dos Estados Unidos emitiu diretrizes recomendando que 36 frascos (20 mg por frasco) de dantrolene permaneçam em estoque em todos os centros cirúrgicos. No entanto, o custo de armazenamento do dantrolene em centros de cirurgia ambulatorial tem sido uma preocupação. O objetivo desta análise é avaliar a relação custo-eficácia do armazenamento de dantrolene nos centros de cirurgia ambulatorial como recomendado pela Associação de Hipertermia Maligna dos Estados Unidos.
Métodos: Um modelo de árvore de decisão foi utilizado para comparar o tratamento com dantrolene a uma estratégia só de cuidados de suporte. Pressupostos do modelo incluem a incidência de HM, letalidade de HM com tratamento com dantrolene e somente com cuidados de suporte. Análises de sensibilidade foram realizadas para avaliar a robustez da relação custo-eficácia estimadas.
Resultados: O número anual estimado de eventos de HM em centros de cirurgia ambulatorial nos Estados Unidos foi de 47. A efetividade incremental do dantrolene em comparação com cuidados de suporte foi mais de 33 vidas salvas por ano. A variação custo-efetividade incremental foi $196.320 dólares por vida salva em comparação com uma estratégia de cuidados de suporte. A análise de sensibilidade mostrou que os resultados foram consistentes para variação plausível de todas as variáveis e pressupostos testados.
Conclusão: Os resultados desta análise sugerem que o armazenamento de dantrolene para o tratamento de HM em centros de cirurgia ambulatorial, tal como recomendado pela Associação de Hipertemia Maligna dos Estados Unidos é custo-eficaz quando comparados com os valores estimados da estatística de vida utilizados por agências reguladoras dos EUA.