Escola Paulista de Medicina
Nombre del programa de postgrado

A hipertermia causada por interações medicamentosas e reações adversas

Hyperthermia caused by drug interactions and adverse reactions

Emerg Med Clin N Am 31 (2013) 1035-1044

Mary S. Paden, MD, Lucy Franjic, MD, S. Eliza Halcomb, MD

Três das manifestações de hipertermia induzidas por drogas primárias são Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), Síndrome Seritoninérgica (SS), e Hipertermia Maligna (HM). SNM, uma complicação rara, mas potencialmente fatal do uso de medicamentos antipsicóticos, é caracterizada por um início gradual de rigidez, confusão e, eventualmente hiperpirexia. A base do tratamento é o resfriamento enérgico, sedação com benzodiazepínicos, e administração de bromocriptina. SS, que pode resultar da administração de agentes serotonérgicos, é uma síndrome potencialmente fatal de hiperpirexia. Medidas de resfriamento devem ser instituídas para os pacientes que se apresentam com confusão, febre e rigidez. Ciproheptadina é útil no tratamento de casos leves a moderada da síndrome; cuidados intensivos como intubação e bloqueadores neuromusculares  são necessários para casos graves. HM, uma rara canalopatia do retículo sarcoplasmático do musculo esquelético de herança autossômica dominante, é raramente encontrada no departamento de emergência. No entanto, ela pode desenvolver-se até 12 horas após a cirurgia, por isso é possível que alguém que passou por um procedimento ambulatorial possa procurar ajuda em um setor de emergência. Pode ocorrer logo após a administração de succinilcolina, portanto, um elevado índice de suspeição deve ser mantido após a intubação. O uso precoce de dantrolene, e cuidados de suporte ativo, são os pilares do tratamento reduzindo significativamente a mortalidade.

CEDHIMA - Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva Cirúrgica

Rua Napoleão de Barros, 715 - 4º andar – Vila Clementino, CEP 04024-002 - São Paulo/SP, Brasil.

Telefone/FAX:+55 (11) 5576 4848 ramal 2779 ou 2780 (administrativo), ramal 17014 (marcação de consultas)  +55 (11) 5575-9873 (Hotline)

Email: cedhima@unifesp.br