Escola Paulista de Medicina
Nombre del programa de postgrado

Avaliação de eventos suspeitos de hipertermia maligna durante anestesia.

Evaluation of suspected malignant hyperthermia events during  anesthesia

BMC Anesthesiology 2013, 13:24

Frank Schuster*, Stephan Johannsen, Daniel Schneiderbanger and Norbert Roewer

Resumo:

A hipertermia maligna (HM), uma miopatia metabólica desencadeada por anestésicos voláteis e relaxantes musculares despolarizantes, é uma complicação potencialmente letal de anestesia geral em pacientes suscetíveis. A implementação de modernos anestésicos inalatórios, são indicados como substâncias gatilhos menos potentes, e a recomendada limitação no uso de succinilcolina, sugere que pode haver diminuição considerável de casos de HM fulminante. No estudo apresentado, os autores analisaram episódios suspeitos de HM durante a anestesia geral dos pacientes que foram encaminhados para a unidade de HM de Wuerzburg (Alemanha) entre 2007 e 2011, assumindo que HM ainda é um problema anestésico relevante em nossos dias. Métodos: Com a aprovação do comitê de ética local, dados de pacientes que foram submetidos à biópsia muscular e ao teste de contratura in vitro (IVCT) entre 2007 e 2011 foram analisados. Somente os pacientes com história de suspeita de crise HM foram incluídos no estudo. Os incidentes foram avaliados retrospectivamente utilizando documentação da anestesia e prontuários médicos. Resultados: Entre 2007 e 2011 um total de 124 pacientes foram testados. De modo que, 19 deles foram encaminhados por causa de suspeitas de eventos HM; 7 pacientes foram diagnosticados suscetíveis, 4 como equívocos e 8 como não suscetíveis à HM através do IVCT. Na maioria dos casos o espasmo de masseter após uso de succinilcolina tinha sido o principal sintoma, além de arritmias cardíacas e hipercapnia. Curiosamente, o tratamento com dantrolene foi iniciado em poucos casos. Conclusões: HM ainda é uma importante complicação anestésica. O anestesista deve estar ciente desta síndrome potencialmente fatal que ocorre a qualquer momento. O rápido início da terapia adequada é fundamental para evitar danos graves e, possivelmente, o resultado letal. Dantrolene deve estar prontamente disponível sempre que agentes desencadeantes de HM são utilizados para a anestesia.

CEDHIMA - Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva Cirúrgica

Rua Napoleão de Barros, 715 - 4º andar – Vila Clementino, CEP 04024-002 - São Paulo/SP, Brasil.

Telefone/FAX:+55 (11) 5576 4848 ramal 2779 ou 2780 (administrativo), ramal 17014 (marcação de consultas)  +55 (11) 5575-9873 (Hotline)

Email: cedhima@unifesp.br